Entendendo os tipos de tecidos das roupas de cama e banho

escolher tecido

Comprar os tecidos para determinado cômodo pode causar bastante dúvida; veja a diferença entre percal, malha, algodão e mais

Por Simone Serrano*

Para complementar um artigo que escrevi sobre enxoval para casa, elaborei este post com informações e dicas sobre os tipos de tecidos dos itens de cama e banho. Vamos lá!

Em primeiro lugar, é necessário entender quais são os tipos de tecido ideias para cada ambiente. Bom, para qualquer ambiente, indico sempre buscar produtos que tenham em grande parte da sua composição o algodão. O algodão proporciona maciez e conforto nos itens do enxoval. Se puder, evite os produtos que possuem alto percentual de poliéster que, além de serem menos confortáveis ao toque, têm maior probabilidade de formar as famosas “bolinhas” no tecido.

.Na roupa de cama: quanto mais fios tiver o lençol, mas macio e confortável ele será. Colchas e edredons com enchimentos sintéticos também devem ser evitados por pessoas que sofrem de algum tipo de alergia a este tipo de material.

.Na roupa de banho: toalhas de banho 100% algodão, pois são macias ao toque e duram muito mais.

Quanto mais fios, melhor o tecido?

Sim, a quantidade de fios por polegada e a trama (entrelaçamento) dos fios determinam a maciez e a durabilidade de cada lençol – e também influenciam muito o preço final! Quanto maior a quantidade de fios por polegada de tecido e quanto mais longos eles forem, maior será a vida útil do produto e maior o prazer ao toque por ele proporcionado.

O mínimo de fios para que um lençol seja fofinho e não rasgue facilmente são 200 fios por polegada, e quanto mais fios acima deste número o lençol tiver, mais suave será a textura do algodão e mais este material se assemelhará a textura do cetim.

Tipos de tecidos:

Lençol Percal: a partir de 180 fios os lençóis passam a se chamar percal, que pode ser 100% algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster). Com a mistura do poliéster, o preço fica mais acessível e o produto não amassa muito, mas por outro lado, pode ter bolinhas indesejáveis, conhecidas como “pelling”.

Lençol 100% Algodão: tem a maciez típica dos tecidos desta fibra. Quanto maior o número de fios, mais caro é o lençol, mas isso garante um produto que dura muito tempo e não forma bolinhas.

Lençol de Malha: é feita com malha 100% algodão, mas com a diferença apenas na trama dos fios.

Fio Penteado: é um tecido macio, uniforme e com alta durabilidade, pois deriva de um processo que penteia os fios dando mais brilho e eliminando impurezas.

Fio Cardado:  tem o fio mais grosso que o penteado, pois  é obtido através do processo no qual as fibras passadas pela carda se transformam em fio.

Lençol de Algodão Egípcio: é um algodão de fibras longas, que transforma em um produto de alta qualidade (quanto mais longa a fibra, melhor será), além do toque macio e agradável. O diferencial é que este algodão é cultivado às  margens do rio Nilo, onde o clima e o solo são ideais para o cultivo do algodão.